Comparação Constitucional e Sustentabilidade Socioambiental na Comunidade Lusófona
- Nucleo Constinter
- 4 de nov.
- 1 min de leitura
Encerrou nesta quinta-feira, 30 de outubro, o Seminário Temático Políticas Constitucionais Desafios Contemporâneos: Comparação Constitucional e Sustentabilidade Socioambiental na Comunidade Lusófona, no contexto das atividades do Programa de Pós-graduação em Direito Público da Universidade Regional de Blumenau. O Seminário Temático, coordenado e ministrado pela Profa. Dra. Milena Petters Melo, contou com a participação de Professoras e Pesquisadoras do CONSTINTER, com apresentação das pesquisas desenvolvidas em parceria com a UNICAMPANIA, na Itália.

O Seminário de 15 horas contou com os seguintes eixos temáticos:
I. POLÍTICAS CONSTITUCIONAIS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS: ENTRE TEXTOS E CONTEXTOS CONSTITUCIONAIS
II. O CONSTITUCIONALISMO AMBIENTAL E O MODELO DE DEMOCRACIA SOCIOAMBIENTAL QUE NORMATIZA E PROSPECTA
IIIDEMOCRACIA SOCIOAMBIENTAL NO BRASIL E POLÍTICAS CONSTITUCIONAIS PARA A SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
IV. UM CONSTITUCIONALISMO LUSÓFONO?
V. COMPARAÇÃO CONSTITUCIONAL NA LUSOFONIA E A DIMENSÃO PROSPECTIVA DA CONSTITUIÇÃO: VÍNCULOS COM O FUTURO
Além das pesquisadoras de Mestrado, participaram da apresentação de seminários e dos debates de aprofundamento: a Profa. Dra. Luiza Landerdahl Christmann, da Católica de Jaraguá do Sul, que apresentou resultados parciais das pesquisas de Pós-doutorado que desenvolve no PPGD FURB, a Doutoranda em Direito Comparado na UNICAMPANIA, Darya Rega, que apresentou a peculiaridade de Macau na Comunidade Lusófona e no constitucionalismo chinês, e a Profa. Mestre Saskia Lobo, Professora da FURB, egressa do PPGD FURB.
Um percurso de Altos Estudos, todo ao feminino. Mulheres e Ambiente. Mulheres na Ciência, no Direito Público, na Comparação Constitucional e na Cooperação Científica Internacional.








Comentários